Sites de emprego na Alemanha: descubra os 10 melhores (2024)

Morar na Alemanha é uma realidade cada vez mais frequente entre brasileiros que buscam novas oportunidades de trabalho ou mudança de carreira. E, saber quais os melhores sites de emprego na Alemanha pode ajudar a tornar essa pesquisa mais objetiva, além de facilitar o processo migratório em alguns casos.

Índice do artigo

Qual o melhor site de empregos da Alemanha?

Segundo estimativas de 2020 referente à comunidade brasileira no exterior, já são mais de 144 mil compatriotas vivendo em território germânico. Com a nova lei de imigração que entrou em vigor no país também em 2020, a tendência é que o número cresça ainda mais nos próximos anos, justamente pela facilidade da mão de obra estrangeira qualificada fazer a migração.

Atualmente, já são mais de 1.200 portais de emprego operando na Alemanha, com uma média de 77 milhões de anúncios publicados todos os meses. Encontrar o canal ideal pode parecer uma missão impossível diante de tantas possibilidades, mas nós separamos os melhores sites de emprego na Alemanha para você encontrar sua vaga.

Existem sites específicos para cada nicho de mercado, mas de forma geral, o StepStone é bastante completo e efetivo nas buscas, sendo o melhor site de empregos da Alemanha.

A experiência é agradável e bastante intuitiva, com diversos filtros que permitem personalizar a pesquisa e torná-la o mais assertiva possível.

No site também consegue-se filtrar os anúncios de emprego em inglês, facilitando a vida de quem não domina o alemão, além de trazer uma ferramenta de comparação salarial que ajuda a ter uma ideia dos salários médios da função que você procura.

Outra funcionalidade interessante é a de locomoção, onde a pessoa pode selecionar a forma como pretende ir trabalhar (a pé, de bicicleta, de carro ou de transporte público), mostrando as vagas mais acessíveis conforme a sua preferência de deslocamento.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Como se candidatar a uma vaga

Para aplicar às vagas, basta fazer o registro no site e preencher as informações solicitadas. Você pode criar um perfil e currículo direto na plataforma ou anexar seu CV pronto (preferencialmente no padrão europeu).

O site também conta com espaço para anexar documentos. Portanto, nesse caso, vale incluir carta de recomendação, carta de apresentação, diplomas e até mesmo seu visto. Tudo vem para agregar e aumentar suas chances de concorrer a uma vaga!

Os 10 melhores sites de emprego na Alemanha

Independentemente do nicho, existem sites bastante eficientes e com ótima usabilidade para quem busca o primeiro emprego. Confira abaixo nossa seleção com os 10 melhores sites de emprego na Alemanha.

Sites de emprego na Alemanha: descubra os 10 melhores (1)

1. Indeed.de

O Indeed é bastante conhecido em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, e cresceu consideravelmente nos últimos anos, se tornando um dos principais sites de emprego da Alemanha.

O visual do portal é bem simples e as opções de filtro são mais “objetivas”, incluindo localização, relevância do cargo com palavras-chave e data de divulgação da vaga.

A plataforma também oferece dados de crowdsourcing de avaliações dos colaboradores, bem no estilo Glassdoor, que dá uma boa noção do cargo ou empresa de forma geral, garantindo mais segurança na candidatura, especialmente de empresas menores.

É possível fazer o upload do CV e armazená-lo no site ao se registrar, para economizar tempo toda vez que se candidatar a uma nova vaga. Só lembre-se de sempre mantê-lo atualizado.

2. Arbeitsagentur

A Agência Federal para o Emprego (Bundesagentur für Arbeit) está entre os principais sites de emprego na Alemanha, com seu próprio banco de dados de vagas não preenchidas.

Uma das vantagens desse site é que, por ser um departamento do governo, não há interesse comercial na divulgação das vagas. Com isso, o portal acumula inúmeras oportunidades, desde trabalho temporário e “não qualificado”, até cargos de alto nível.

Você pode navegar em inglês, pesquisar as vagas inserindo títulos de trabalho em inglês, que serão traduzidos automaticamente para o alemão. Os resultados da pesquisa também aparecerão em alemão.

Para enviar sua candidatura online pelo site, é preciso estar registrado no sistema da Arbeitsagentur e ter um endereço residencial na Alemanha. Portanto, alguns fóruns pela internet recomendam o site apenas para busca, e não candidatura online.

3. LinkedIn

Provavelmente você já possui uma conta no Linkedin, portanto, basta começar a explorar a plataforma e todos os recursos que ela tem a oferecer. O site é como se fosse o seu currículo online e literalmente funciona como uma rede social profissional.

Atualize seu perfil para inglês e, preferencialmente alemão e busque as vagas conforme a localização, empresa ou cargo. Além disso, também é possível colocar um “selo” no seu perfil mostrando que você está aberto a oportunidades, o que faz com que muitos recrutadores entrem em contato com você espontaneamente.

Procure manter seu perfil sempre atualizado, com suas conquistas, cursos, cargos e compartilhando conteúdos relevantes relacionados ao seu segmento e ative os alertas de vagas para a região que você tem interesse.

4. Xing

O Xing é concorrente doméstico do Linkedin e tem uma presença bastante expressiva na Alemanha, com aproximadamente 125 mil empregadores, segundo informações da própria plataforma.

O site traz opções de vagas ainda mais direcionadas para o país, aumentando suas chances de encontrar um emprego qualificado na Alemanha. Vale a pena se inscrever e explorar essa opção!

5. Meinestadt.de

Site focado para não graduados, o que pode ajudar bastante aqueles que procuram um emprego temporário ou que possa ajudar na integração com a cultura alemã.

Além disso, o site não traz apenas vagas de emprego, aliás, esse nem é o foco principal do Meinestadt. Ele também traz outras informações como imóveis para alugar, carros para venda, serviços dentre outros. Bastante útil para quem está iniciando a vida no país!

6. eBay Kleinanzeigen

Seguindo a mesma linha do site anterior, o eBay é um dos sites favoritos dos alemães para compra e venda, bem no estilo OLX no Brasil, mas também possui um espaço para busca de oportunidades de emprego das mais diversas, especialmente as temporárias, que podem ajudar a complementar a renda de quem vai para estudar na Alemanha.

7. Jobrapido.de

Um dos sites de busca de emprego de maior tráfego na Alemanha definitivamente deve ficar no seu radar. O Jobrapido traz vagas qualificadas para diferentes nichos de atuação em diversos países, não só na Alemanha.

O que torna esse site tão vantajoso é que, diferentemente dos demais, seus mecanismos de busca vasculham a internet atrás de anúncios de emprego, apresentando as opções dentro da plataforma em diferentes empresas.

Nesse caso, anúncios que estavam restritos aos sites dos empregadores podem aparecer nessa busca, otimizando sua pesquisa e aumentando suas chances de encontrar uma vaga de acordo com o seu perfil ou interesse.

8. Kimeta

Semelhante ao Jobrapido em termos de experiência e mecanismo de busca, o Kimeta é outra opção para pesquisar emprego na Alemanha.

Junto com o concorrente acima, ele está entre os principais sites de busca do país, reunindo vagas e até mesmo consultorias aos que procuram emprego.

9. Staufenbiel.de

O Staufenbiel.de é um site de nicho, direcionado para estudantes e recém formados que procuram sua primeira oportunidade de trabalho. O site deixa claro que a plataforma abrange vagas para graduados com até 3 anos de experiência profissional, o que pode ajudar aqueles que saem do Brasil com uma bagagem ainda iniciante.

Outro espaço interessante nesse site é o de eventos regionais, que traz os congressos e feiras de carreira em diferentes cidades da Alemanha para quem quer fazer networking e entender mais sobre o mercado de trabalho alemão, além de conferir as oportunidades disponíveis.

10. Experteer

Diferentemente da maioria dos sites, este traz a faixa salarial das vagas, fazendo com que você não perca tempo com aquelas que estão abaixo da sua expectativa.

O Experteer só oferece anúncios de vagas acima de 50 mil euros por ano e oferece 5 diferentes planos de assinatura, que variam de 12,90€ a 29,90€ mensais.

Importante reforçar que esse site é para vagas de alto nível, em especial as comerciais, e que normalmente é importante ou recomendável ter fluência em alemão. Caso você não faça parte desse nicho, sugerimos focar nas demais plataformas gratuitas.

Existem sites de emprego na Alemanha em inglês?

Sim!

Além do próprio Linkedin, que já é super conhecido entre os brasileiros e traz várias oportunidades de emprego no exterior com a exigência apenas de inglês fluente, existem outras opções, inclusive algumas citadas na nossa lista, que oferecem vagas apenas em inglês.

Outro site que vale a visita é o Europe Language Jobs, com buscas em inglês e com a possibilidade de trabalhar com a língua nativa fora do Brasil, pois o site oferece vagas de emprego em até 57 idiomas.

O portal é perfeito especialmente para candidatos bilíngues, aumentando ainda mais as possibilidades de encontrar a vaga dos sonhos em uma empresa global. Ou, se você preferir direcionar as buscas dentro da Alemanha, também é possível aplicar o filtro para incluir apenas empregos que exigem o idioma inglês.

Vagas para engenheiros e desenvolvedores

Já para engenheiros e desenvolvedores existe o site EnglishJobs.de que também é em inglês e que publica vagas de emprego na Alemanha de língua inglesa.

A plataforma é super simples e intuitiva de ser usada e ainda permite a pesquisa por cidade ou Bundesland (Estado).

Como buscar emprego em sites de vagas alemãs?

Os sites costumam ter uma experiência muito parecida com os sites brasileiros, inclusive alguns deles são usados com frequência em qualquer canto do mundo, como o Indeed e Linkedin. Portanto, a lógica costuma ser a mesma para todos:

  1. Você faz sua inscrição com seu e-mail ou redes social (a maioria deles oferecem a opção de cadastro rápido, facilitando bastante essa etapa);
  2. Você preenche o seu perfil com seus dados pessoais e profissionais diretamente na plataforma ou anexa seu currículo (de preferência no padrão deles);
  3. Se tiver documentos adicionais e a plataforma permitir, coloque todos aqueles relevantes para aumentar suas chances na vaga, como carta de recomendação, carta de apresentação, diplomas e certificados;
  4. Inicie sua busca de emprego pelo site conforme suas preferências, aplicando os filtros disponíveis;
  5. Candidate-se e aguarde os próximos passos, que provavelmente serão enviados por e-mail e estarão disponíveis na própria plataforma!

Alternativas aos sites de emprego na Alemanha

Além dos sites de emprego na Alemanha, é possível recorrer a outras plataformas, inclusive eventos offline, que podem ajudar bastante na hora de fazer networking.

As feiras de emprego e carreira são comuns no país e possuem um alto índice de satisfação entre os candidatos. Tente acompanhar as redes sociais, jornais locais e divulgações pela cidade, pois normalmente esses eventos ocorrem em diferentes partes do país.

Além dos sites de carreira, você pode ir direto na fonte, acessando o site da empresa que tiver interesse e conferindo a área de carreira ou, em caso de empregos não qualificados, basta circular pela cidade e encontrar diversos anúncios pendurados nas portas e fachadas de bares, mercados, restaurantes, salões de beleza entre outros.

Se o seu nível de alemão for intermediário ou suficiente para entender termos relacionados ao que você busca, a pesquisa pelos jornais locais também pode ser útil. Enfim, seja online ou offline, opções não faltam!

Você também pode procurar por vagas de minijobs na Alemanha. Entenda como esses trabalhos funcionam.

Vale a pena se candidatar pelos sites de emprego na Alemanha?

Definitivamente sim!

Uma das vantagens da candidatura online é a chance de filtrar e otimizar sua busca, criar alertas e direcionar tudo para a sua caixa de e-mails, facilitando ainda mais a sua vida.

Os empregadores costumam dar os retornos de forma relativamente rápida, mesmo que a resposta seja negativa (um ponto positivo para os alemães, ao menos nas poucas experiências que tive com algumas plataformas).

Como a maioria dos sites são gratuitos, você só precisa de um notebook e acesso à internet, sendo que muitas das entrevistas podem ser feitas online, permitindo que a busca seja feita ainda no Brasil.

Conheça também a lista dos profissionais mais procurados na Alemanha.

Dicas para se destacar nos sites de emprego na Alemanha

É importante ter em mente que o seu perfil precisa estar completamente preenchido nos sites e sempre atualizado, o que nem todos os candidatos costumam fazer. Insira uma foto sua profissional para melhorar ainda mais o alcance e visibilidade do seu perfil.

As informações também precisam estar escritas de forma clara, correta e objetiva, sempre destacando os pontos que lhe favorecem e estão relacionados ao cargo que você deseja competir.

A carta de apresentação pode fazer você se destacar nos sites de emprego, mas vale ressaltar que ela deve ser direcionada para cada uma das vagas, e não seguir modelos prontos da internet, pois isso será identificado facilmente pelos recrutadores.

Certificados, recomendações de empregadores antigos ou pessoas relevantes (no caso de acadêmicos), sempre contam como pontos favoráveis e podem dar um up no seu perfil.

O site Make It In Germany traz muitas informações para estrangeiros que procuram emprego na Alemanha, bem como orientações de visto e aconselhamento profissional gratuito em alemão e inglês.

Sites de emprego na Alemanha: descubra os 10 melhores (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Ms. Lucile Johns

Last Updated:

Views: 6105

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Ms. Lucile Johns

Birthday: 1999-11-16

Address: Suite 237 56046 Walsh Coves, West Enid, VT 46557

Phone: +59115435987187

Job: Education Supervisor

Hobby: Genealogy, Stone skipping, Skydiving, Nordic skating, Couponing, Coloring, Gardening

Introduction: My name is Ms. Lucile Johns, I am a successful, friendly, friendly, homely, adventurous, handsome, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.